Esse é quase um mantra da nutrição! Mas será que é verdade que todo mundo precisa comer de 3 em 3 horas?
Bem, isso depende! Existem pessoas que precisam sim se alimentar mais vezes ao dia. Se você passa a tarde inteira sem comer e chega em casa à noite comendo tudo o que vê pela frente, faz sentido sim incluir um lanche no meio da tarde, para controlar a fome e ansiedade. Outra exemplo de situação em que vale a pena fracionar a dieta é se você querendo ganhar massa muscular, pois se alimentar mais vezes ao dia pode trazer benefícios, principalmente com relação à manutenção de níveis mais constantes de aminoácidos ao longo do dia.

Agora, se você é muito bem adaptado a comer a cada 4 ou 5h, sempre se esquece daquele lanchinho no meio da manhã, e mesmo passando muitas horas sem comer, não sente fome nem aumento de ansiedade, não faz sentido insistir em adotar esse hábito. É preciso respeitar cada organismo e entender como o seu metabolismo funciona.
Muitos aspectos precisam ser avaliados para determinar se é necessário ou não comer a cada 3h, e quem vai avaliar e determinar isso é o nutricionista. Não siga modismos, respeite sua individualidade!