Sim, é possível! A alimentação vegetariana (e também vegana) pode sim ter um teor reduzido de carboidratos. A dificuldade maior é que muitos alimentos vegetais que são fonte de proteína, de uma forma geral, também possuem alto teor de carboidratos (como as leguminosas). Mesmo assim, é possível incluir estes alimentos para garantir uma boa ingestão proteica e, ainda assim, consumir uma quantidade total de carboidratos mais baixa. Aqui vão algumas dicas importantes: 👉elimine farinhas refinadas e açúcar! Essas são as fontes mais concentradas (e mais prejudiciais) de carboidratos;
👉inclua muitos vegetais, principalmente os verde-escuros. Essa é a base de QUALQUER alimentação saudável: SA-LA-DA!
👉aposte em boas fontes de gordura: coco e abacate são excelentes opções de frutas; castanhas e sementes fornecem gorduras boas e também boas quantidades de proteína!
👉algas, brotos e cogumelos também ajudam (apesar de não fornecerem tanta proteína assim, esses alimentos possuem alto valor nutricional e baixo teor de carboidratos);
👉em receitas, substitua leites de cereais (arroz/aveia) por leites de castanhas e sementes. O mesmo vale a pena para farinhas: troque farinhas refinadas (trigo, arroz, milho) por farinha de castanhas, sementes ou grão de bico;
👉coma leguminosas! Mesmo contendo carboidratos, de uma forma geral, se você excluir carboidratos simples, como pão, macarrão, doces, bolos, cereais processados, e etc., pode comer feijão e ainda manter os carboidratos lá embaixo. E outra opção interessante é o amendoim, que também é uma leguminosa, e possui bastante proteína.

Bem, assim fica fácil! Mais vegetais, castanhas, sementes e leguminosas. Menos alimentos processados, farinhas refinadas e açúcar. Vegetariano ou não, sua saúde agradece 😉