Nutricao e Saúde da Tireoide

Nutricao e Saúde da Tireoide

Uma dieta monótona e pobre em nutrientes pode trazer muitas consequências negativas para a saúde, dentre elas o comprometimento da tireoide.
A tireoide tem a função principal de produzir hormônios que regulam nosso metabolismo. O hipotireoidismo é a alteração mais comum associada a esse órgão, levando a desequilíbrios metabólicos, ganho de peso, falta de energia, fadiga crônica, entre outros sintomas.

O tipo mais comum de hipotireoidismo é a tireoidite de Hashimoto (doença autoimune). No entanto, deficiências nutricionais também podem estar por trás do surgimento de hipotireoidismo. Os nutrientes mais relevantes para o bom funcionamento da tireoide são:
■ Iodo: encontrado no sal (iodado), frutos do mar, e em menor quantidade na castanha do Pará, laticínios e vegetais. Tanto a deficiência como o excesso de iodo podem causar hipotireoidismo;
 Selênio: principal fonte é a castanha do Pará, mas é encontrado também em peixes (principalmente sardinha), castanhas em geral e feijão preto;
 Zinco: presente em vegetais verde-escuros, leguminosas, castanhas e sementes (especialmente a semente de abóbora);
 Vitamina D: poucas fontes alimentares. Sua adequação depende de exposição ao sol, para adequada produção;
 Ferro: feijão, vegetais verde-escuros, gergelim, cereais integrais e tofu são boas fontes;
 Vitamina A: presente nos vegetais laranjas e verde-escuros (na forma de carotenóides),

Além destes, outros nutrientes também são relevantes para manter um ótimo funcionamento da tireoide, como vitaminas C, E e K, complexo B, e ômega 3. Por isso, a melhor forma de manter a tireoide saudável é ter uma dieta variada, com muitos vegetais, sementes, castanhas, frutas, cereais e leguminosas. 

Além de deficiências nutricionais, outros fatores podem contribuir para problemas na tireoide, como estresse, excesso de ingestão de toxinas, inflamação crônica e disbiose. Uma alimentação equilibrada, aliada à prática de atividade física, uma boa rotina de sono e controle de estresse são fatores fundamentais para garantir a boa saúde tireoideana. 

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