O Papel da Vitamina D na Imundade

O Papel da Vitamina D na Imundade

Tem se falado bastante sobre o papel da vitamina D na regulação sistema imune. A vitamina D (que, na verdade, exerce papel de hormônio) atua regulando inúmeras funções no nosso organismo, dentre elas a nossa resposta imune a diversos eventos, como infecções virais, por exemplo. .
.
Diversos mecanismos já foram descritos demonstrando o papel da vitamina D na prevenção e combate a vírus. Podemos citar como principais mecanismos:
(1) Indução de peptídeos antimicrobianos → bloqueio da entrada de vírus em células hospedeiras, supressão da atividade viral, recrutamento de células do sistema imune para combater os vírus.
(2) Regulação imune → Regulação da produção de linfócitos T e B, controle de inflamação devido à inibição de citocinas pró-inflamatórias e down-regulation de Toll-like receptor.
(3) Interação com fatores celulares e virais → Inibição da translocação de NF-kB para o núcleo; inibição da produção de proteínas virais. (4) Indução de autofagia → inibição da replicação de células infectadas por estímulo a autofagia e apoptose celular.
(5) Regulação epigenética → modificação da expressão de genes envolvidos na resposta imune por meio da ação direta da vitamina D ligada ao seu receptor.
.
.
Apesar de fundamental na regulação do sistema imune, muitos outros fatores influenciam nossa resposta imune e proteção contra patógenos. Por isso, não podemos afirmar que manter níveis bons de vitamina D é suficiente para inibir infecções de vírus como o COVID-19. Ainda assim, manter níveis mais altos poderia teoricamente contribuir para reduzir o risco de contrair o vírus ou reduzir a gravidade da infecção, apesar de ainda não existirem evidências consistentes especificamente com relação ao COVID-19. .
A quantidade de vitamina D em alimentos é muito pequena. Para garantir bons níveis, é necessário se expor diariamente ao sol nas horas mais quentes do dia, sem protetor solar, com metade do corpo exposto (braços e pernas), por 10 a 20 minutos (quanto mais escura a pele, maior o tempo necessário). Caso isso não seja possível, avalie com seu(sua) nutri ou médico(a) a necessidade de suplementação!

Deixe uma resposta

Fechar Menu