Orgânicos

Orgânicos

O consumo de alimentos orgânicos tem diversas vantagens quando comparamos ao de alimentos produzidos de forma convencional. Vamos entender um pouco mais onde está essa diferença:

▪️Frutas/vegetais orgânicos têm mais antioxidantes e, possivelmente, mais vitaminas e minerais. Isso acontece porque as plantas, na verdade, produzem esses antioxidantes para se proteger de fatores estressores do ambiente (pragas, radiação solar, calor, etc.). Quando a planta recebe agrotóxicos que a protegem e outros compostos que aceleram seu crescimento, a planta tem menos estímulo para produzir suas próprias defesas.

▪️O consumo de orgânicos (comparado a convencionais) associado a menor risco de doenças crônicas, alergias e excesso de peso. Os agrotóxicos têm, como o nome já diz, um efeito tóxico, afetando também seres humanos. Sua ingestão está associada a aumento de inflamação e desequilíbrios no sistema imune.

▪️Orgânicos podem apresentar menores níveis de contaminação por aflatoxinas (toxinas provenientes de fungos com efeitos deletérios à saúde).

▪️Consumo de pesticidas (agrotóxicos) na gestação é associado a problemas de desenvolvimento cognitivo em crianças. O consumo em adultos pode também estar associado a distúrbios neurológicos, como Parkinson.

▪️Alguns pesticidas atuam como disruptores endócrinos, podendo levar a desequilíbrios na produção de hormônios.

▪️A produção orgânica de carnes/derivados também é criteriosa quanto ao uso de antibióticos. Sabe-se que hoje o seu uso em animais é uma preocupação de saúde pública, por aumentar o risco resistência (fora diversos problemas causados pelo uso indiscriminado de desses medicamentos). Produtos animais orgânicos possuem menos resíduos de antibióticos.

▪️Laticínios/ovos/carnes orgânicos têm maior teor de ômega 3.


Esses são apenas alguns pontos relevantes. Isso não significa que precisamos deixar de comer alimentos que não sejam orgânicos. Frutas e vegetais trazem INÚMEROS benefícios à saúde. Mas, se pudermos optar pela versão orgânica (não só de frutas e vegetais, mas também de outros produtos), os benefícios serão ainda maiores!

Vale ainda lembrar que, no nosso corpo, resíduos de agrotóxicos podem se acumular por muitos anos. Isso acontece também em outros animais e, por isso, carnes e outros alimentos de origem animal podem ser grandes fontes de agrotóxicos. Não basta apenas optar por frutas e vegetais orgânicos! O ideal é que, dentro do possível, a maior parte dos alimentos (frutas, vegetais, cereais, leguminosas, laticínios, ovos, carnes, etc.) seja proveniente de produção orgânica.

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