Optar por produtos orgânicos é sempre melhor! Vamos entender um pouco mais onde está essa diferença:
* Frutas/vegetais orgânicos têm mais antioxidantes e, possivelmente, mais vitaminas e minerais;
* Laticínios/ovos/carnes orgânicos têm maior teor de ômega 3;
* Consumo de orgânicos (comparado a convencionais) associado a menor risco de doenças crônicas, alergias e excesso de peso;
* Alguns estudos mostram que orgânicos apresentam menores níveis de contaminação por aflatoxinas (toxinas provenientes de fungos com efeitos deletérios à saúde); * Consumo de pesticidas (agrotóxicos) na gestação é associado a problemas de desenvolvimento cognitivo em crianças. O consumo em adultos pode também estar associado a distúrbios neurológicos, como Parkinson;
* Alguns pesticidas atuam como disruptores endócrinos, podendo levar a desequilíbrios na produção de hormônios;
* A produção orgânica de carnes/derivados também é criteriosa quanto ao uso de antibióticos. Sabe-se que hoje o seu uso em animais é uma preocupação de saúde pública, por aumentar o risco resistência (fora diversos problemas causados pelo uso indiscriminado de desses medicamentos). Produtos animais orgânicos possuem menos resíduos de antibióticos.
Esses são apenas alguns pontos relevantes (aqui tem assunto pra mais uns 20 posts! 😅). Isso não significa que precisamos deixar de comer alimentos que não sejam orgânicos. Frutas e vegetais trazem INÚMEROS benefícios à saúde. Mas, se pudermos optar pela versão orgânica (não só de frutas e vegetais, mas também de outros produtos), os benefícios serão ainda maiores!