Compostos termogênicos podem sim ajudar, se o seu objetivo é perder gordura. Mas é importante entender que o que a maioria desses compostos faz é, basicamente, ajudar a retirar gordura que está armazenada no tecido adiposo e deixar essa gordura “disponível” na circulação. Se essa gordura vai ser usada ou não, aí depende 100% de você! Se você não fizer atividade física para ajudar a queimar essa gordura, ou se não tiver uma alimentação que favoreça a utilização dessa gordura como fonte de energia, ela acaba voltando para o mesmo lugar. Ou pior, vai parar nos seus órgãos, aumentando risco de doenças e inflamação.
Por isso, muito cuidado! Não tome nada sem orientação de um nutricionista competente, e lembre-se que não existe milagre. Desconfie de produtos que trazem resultados excepcionais, pois muitos “suplementos termogênicos” encontrados no mercado podem inclusive conter drogas e hormônios em sua composição.
Agora, com o devido acompanhamento nutricional e mantendo-se fisicamente ativo, compostos termogênicos, na forma de alimentos ou de suplementos, podem ser muito bem-vindos.